Home / Profissional / Usinagem de metais: como funciona?

Usinagem de metais: como funciona?

O funcionamento da usinagem de metais é uma maneira de produção na criação de objetos de metal, onde durante os processos os operadores devem sempre cortar os materiais alterando a sua aparência e forma do produto, conforme os requisitos estabelecidos.

Assim, a usinagem de metais funciona como uma das melhores alternativas diante de outras formas de processos de produção, incluindo até mesmo a moldagem e a fundição.

Além disso, este é um dos métodos mais eficientes quando se deseja produzir peças muito finas, ou objetos que necessitam de muitos detalhes e que não são possíveis de serem realizados por outros meios de fundição e moldagem.

Saiba mais a fundo o funcionamento da usinagem de metais

A usinagem de metais é algo extremamente importante para diversos ramos de industrias, pois é capaz de fazer de tudo, indo desde parafusos de aço até peças de metal, além também de objetos maiores, como as ferramentas manuais e itens automotivos.

Geralmente, a usinagem de metais pode envolver a metalurgia de diversos processos que são usados para garantir uma forma desejada ao metal e o seu acabamento, sendo dividida em quatro classes que podem ser usadas em conjunto para a produção de um só produto. Confira cada etapa abaixo:

  • Na usinagem de metais, a perfuração é um dos meios mais básicos de usinagem, onde no processo os operadores usam uma pouco do metal para a realização da perfuração dos metais, gerando diversos furos.

  • No caso da moldagem por meio do torno, é uma outra maneira usada para dar formas a um determinado metal, onde no torneamento os metalúrgicos colocam todo o material em uma peça de equipamento chamado de torno.

Assim, o torno é capaz de girar o metal de uma forma em que ele seja moldado e cortado usando algumas ferramentas manuais ou especiais. Além disso, tal processo é usado para a criação de qualquer peça, podendo ser automático ou manual.

  • No processo da fresagem, os operários usam uma peça de equipamento também chamada de máquina de fresa ou fresadora, em que o equipamento usa dispositivos de metal para o corte de outro material metálico fora da superfície de um objeto.

Geralmente, essa ferramenta é fixa em um certo lugar e de maneira adequada para que a operação seja feita com segurança, onde a máquina faz a orientando do metal em torno dessas ferramentas de corte para a produção desejada.

  • Já no processo da moagem, sendo essa a última etapa de técnicas de usinagem, o processo é muito simples e capaz de envolver a utilização de uma roda de pedra de moagem para que a peça de metal seja moldada.

Além disso, essa é uma técnica usada também para afiar alguma ferramenta manual ou ainda garantir formas aos materiais metálicos, proporcionando um acabamento mais acetinado.

Qual a importância da usinagem de metais?

A usinagem de metais é um método que faz parte do procedimento da maior parte de produção, onde a fabricação do metal se dá início com o desenvolvimento primeiramente do modelo da primeira peça.

Em seguida, é realizado então a fabricação da peça, onde a técnica pode ainda ser usada para a moldagem do metal e a criação de determinado objeto, além de ser usada ainda apenas como uma forma de acabamento de peças metálicas para garantir a aparência que se deseja.

Por fim, após ser completado todo o processo de usinagem de metais, todos os objetos devem ser concluídos e montados antes de estarem totalmente prontos para serem vendidos.

Portanto, se você se interessou por todo o processo de usinagem de metais vale a pena procurar pela empresa BRANIVA, a qual realiza todo o processo de usinagem com o máximo de qualidade. Confira o site a seguir: http://braniva.com.br/

Além disso, se você gostou sobre o assunto, continue nos acompanhando e saiba no artigo a seguir tudo sobre o que é usinabilidade.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *