Home / Montagem / O que é usinagem CNC

O que é usinagem CNC

 

A usinagem CNC é conhecida por atuar por meio de uma máquina que é controlada por comandos numéricos, isto é, é um processo de produção que usa do computador para poder automatizar as etapas do processo.

Normalmente, o processo de usinagem CNC tem seu início com uma programação de computador para que se possa garantir as especificações de cada uma das peças a serem usinadas.

Assim, são utilizados softwares, como por exemplo, o Auto CAD o qual é usado na criação das especificações, ou também em uma grande parte dos produtos que serão manufaturados.

Conheça mais sobre o processo de usinagem CNC

O processo de usinagem CNC possui a capacidade de transformar uma série de valores numéricos para que a máquina CNC então possa usar todas as informações e operar diversas ferramentas.

Além disso, uma parte do processo pode ser complementada e movida manualmente por meios robóticos que funcionam entre as diversas áreas de trabalho e com diferenciadas ferramentas.

Geralmente, a usinagem CNC pode incluir algumas ferramentas fundamentais, as quais são:

  • Prensas;
  • Brocas;
  • Serras, entre outros, conforme a necessidade e especificação.

Como funciona o processo de usinagem CNC?

Em relação ao processo de usinagem CNC, antes de se introduzir as máquinas CNC, alguns dispositivos são determinados e atuados de forma manual, onde o operador deve usar diversos mostradores posicionando as peças de trabalho e a operação das ferramentas.

Atualmente, com a usinagem CNC e outros diversos sistemas modernos, são usados terminais de computadores que trabalham com uma programação designada e também com toda a interface das máquinas, podendo ser usados em quase todos os tipos de ferramentas na usinagem.

Dessa forma, a usinagem CNC apresenta uma base em que as peças são trabalhadas, em que tal base fornece eixos de movimentos para o posicionamento de qualquer maneira, atendendo as especificações e necessidades dos clientes.

Normalmente, as máquinas usadas apresentam somente uma ferramenta, podendo por exemplo, ser uma prensa, serra, furadeira, ou qualquer outro equipamento.

No entanto, existem outros modelos que possuem diversas ferramentas diferencias em uma só célula, de uma forma em que a peça seja cortada, trabalhada e perfurada de uma maneira em que outras operações se realizem.

Assim, uma boa alternativa para usinagem CNC é ter diversas máquinas de CNC sempre operando em conjunto, em que um único programa seja usado para operar cada uma delas.

Vantagens da usinagem CNC

A usinagem CNC apresenta diversas vantagens, seja para protótipos mais rápidos ou para peças de produção. Confira abaixo as principais vantagens:

  • A usinagem CNC apresenta uma capacidade de sustentar tolerâncias restritas;
  • As peças normalmente serão usinadas diretamente em modelos de 3D CAD;
  • O tempo de entrega das peças normalmente são de até no máximo duas semanas conforme o pedido;
  •  Você pode enviar os dados e definir todas as especificações do projeto, além de ter uma cotação personalizada que será apresentada em 24 horas;

Portanto, pode-se notar que o processo  é extremamente essencial e muito mais eficiente que os processos convencionais, e por isso, vem sendo procurado por diversas indústrias que atuam nos mais variados segmentos. Se você se interessou pelo processo confira o site a seguir: http://braniva.com.br/

Além disso, se você gostou do processo de usinagem CNC e deseja saber mais sobre outros processos que podem agregar produtividade para a sua empresa, confira a seguir o artigo sobre empresa de usinagem abc.

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *