Home / As Melhores Maquinas / O que é usinabilidade?

O que é usinabilidade?

 

A usinabilidade é conhecida como a facilidade do material é cortado, torneado, fresado ou furado, sem que haja qualquer prejuízo em todas as propriedades mecânicas.

Além disso, o processo de usinabilidade é também um indicador da capacidade em que os materiais de se deixarem usinar, e por isso é importante o seu conhecimento e a escolha dos materiais que serão usinados na indústria.

Assim, a usinabilidade irá dependendo do estado metalúrgico da peça, além da sua dureza, propriedades mecânicas, composição química, operações realizadas anteriormente sobre o material e, por fim, o quanto o material pode ser deformado plasticamente e aumentar a sua resistência.

Conheça mais sobre o que é a usinabilidade

Diferente do que muitas indústrias pensam, a usinabilidade não irá depender somente do tipo de material da peça, mas também de todas as condições de usinagem, como:

  • Características das ferramentas;

  • As condições de refrigeração;

  • A rigidez de todo o sistema de máquina, ferramenta, peça e dispositivos de fixação;

  • E por fim, das operações que serão executadas, ou seja, se é do tipo contínua ou intermitente, além das condições de entrada e saída da ferramenta.

Como funciona os ensaios de usinabilidade?

Existem diversos métodos que são capazes de realizar a medição do índice de usinabilidade, em que o ensaio é de longa duração, além de ser um dos métodos mais aceitos nas indústrias de diversos segmentos.

Normalmente, os materiais que são ensaiados são os materiais padrão, os quais são usinados até o fim da vida útil da ferramenta, ou seja, do valor de desgaste da mesma que é pré-determinado para a ferramenta, além das diversas velocidades de corte.

Usinabilidade versus Propriedades do material

É muito comum pensar que a usinabilidade é somente uma propriedade que está relacionada com a dureza do material da peça, além da sua resistência mecânica.

No entanto, muitos pensam que um determinado material mole sempre será de boa usinabilidade, e um material mais duro será de baixa usinabilidade. Porém, esse é um pensamento errado, pois além das propriedades citadas, existem outras ainda que podem ser cruciais, como:

  • Quantidade de inclusões e aditivos que estão presentes;

  • Microestrutura;

  • Tendência ao empastamento do cavaco, entre outros.

Assim, para a determinação da usinabilidade de qualquer tipo de material pode-se dizer que o processo pode ser algo bastante complexo, pois são diversos os fatores que devem ser considerados, como a qualidade física, a condição e propriedades da máquina de corte.

Além disso, outros fatores, como os de forças de tração, rendimento, dureza e microestrutura também podem ser extremamente importantes em todo o processo de usinabilidade.

Mas, geralmente aqueles materiais que apresentam alta resistência e forças de produção, irão garantir um alto desempenho, porém são mais duros para serem usados na máquina.

Por isso, algumas ferramentas na usinabilidade podem garantir inúmeras vantagens que resultam em um material mais especial e com maior facilidade para a máquina.

Além disso, como diversas variáveis possuem efeitos sobre a usinabilidade, são sempre realizadas avaliações individuais para cada tipo de trabalho, onde vários métodos diferenciados podem ser utilizados para a determinação se um material será de usinagem livre.

Além ainda de ser incluso aqueles que estimam a vida útil da ferramenta, determinam a quantidade de energia que será consumida e o relacionamento com o acabamento da superfície.

Portanto as avaliações que se baseiam em ferramentas dependem muito do tipo de dispositivo de corte que irá ser usado, além de quão rápido ele pode se desgastar.

Mas, os métodos de acabamento de superfície, geralmente envolvem a determinação da facilidade com que um certo material irá aceitar o acabamento.

Sendo assim, a usinabilidade é algo extremamente importante para qualquer tipo de indústria, e sempre deve ser realizado com o máximo de experiência.

Para isso, você pode contar com a BRANIVA, a qual possui profissionais e conhecimento qualificados. Confira o site a seguir: http://braniva.com.br/

Gostou das informações apresentas acima? Então continue os acompanhando e saiba tudo agora mesmo sobre serramento usinagem.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *