Home / Taekwondo / Taekwondo luta – Confira 4 dicas sobre esta luta!

Taekwondo luta – Confira 4 dicas sobre esta luta!

O taekwondo é um luta relativamente nova no nosso país, pois chegou ao Brasil apenas na década de 70. No nosso país lutas como Karatê e Jiu-Jtsu se destacavam um pouco mais, mas hoje em dia isso tem mudado, principalmente pelo fato do taekwondo ter se tornado um esporte oficial das Olimpíadas, deixando de ser apenas algo demonstrativo.

O taekwondo começou na Coreia do Sul e essa luta marcial tem se espalhado pelo mundo todo, atraindo a atenção de muitas pessoas.

Quer saber um pouco mais sobre o taekwondo, confira 4 dicas sobre essa luta aqui nesse artigo.

Dica número 1: entenda os objetivos do Taekwondo

O principal objetivo do taekwondo é prover não apenas um ensinamento de técnicas, mas também conceitos de respeito e ética, ensinar a desenvolver o raciocínio e a inteligência, compreender a alma e o espírito, proporcionar boa saúde física, mas, também, mental.

Esse é o objetivo filosófico do taekwondo, aliás, grande parte das artes marciais possui uma tradição e conceitos filosóficos em seus ensinamentos, ao contrário de esportes mais convencionais.

Isso porque esse tipo de luta tem raízes no Ocidente, que possui uma cultura que sempre busca trazer algum significado a algo.

Mas é claro que o taekwondo também ensina muitos golpes de defesa e ataque, porém – mesmo assim – não é considerado um esporte violento, pois há muito respeito entre os competidores.

Dica número 2: priorize a pontuação

A competição de taekwondo é baseada em pontuação, os pontos são perdidos quando há desrespeito com as regras e pontos são ganhos de acordo com o local do golpe.

Os pontos válidos são divididos da seguinte maneira:

  • 1 ponto para soco válido no protetor de tórax;
  • 2 pontos para chute válido no protetor de tórax;
  • 4 pontos para chute com giro válido no protetor de tórax;
  • 3 pontos para chute válido na cabeça;
  • 5 pontos para chute com giro válido na cabeça;
  • 1 ponto atribuído para todo GAM-JEON dado ao competidor oponente.

Ou seja, às vezes um único golpe que exige mais técnica equivale a cinco golpes mais simples. É claro que tudo depende da estratégia de competição do lutador, mas priorizar golpes com pontuação mais elevada é bem interessante.

Dica número 3: atente-se às punições e penalidades

O taekwondo possui regras muito rígidas e esclarecidas, quando o lutador as negligenciam punições e penalidades são aplicadas.

A maioria delas está relacionada à má conduta do lutador, principalmente quando fere os conceitos de não usar a violência em um combate.

Por exemplo, atingir um jogador com algum soco na cabeça, continuar a atacá-lo quando ele já está no chão e coisas do gênero vão contra todas as técnicas estipuladas e ensinamentos do taekwondo, por isso essas atitudes são proibidas e o lutador pode ser desclassificado caso aja dessa maneira.

Dica número 4: seja aplicado e abra a sua mente para o taekwondo

Assim como qualquer outro esporte, o taekwondo exige disciplina, tempo, paciência, força de vontade e uma mente aberta para absorver todos os ensinamentos do seu mestre (ensinamentos que vão além da parte técnica, como já dito acima).

O taekwondo é uma arte marcial incrível, que proporciona ao aluno uma evolução constante de técnicas e ensinamentos – sendo que os níveis de aprendizado são mostrados pela cor da faixa que o aluno carrega.

Se você realmente tem interesse em fazer aulas de taekwondo, saiba que irá aprender muito, mas é preciso estar disposto a isso.

Agora que você já conhece algumas dicas de taekwondo, tenha uma longa conversa com um mestre dessa arte marcial e comece suas aulas.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *