Home / Taekwondo / Taekwondo história – Confira aqui!

Taekwondo história – Confira aqui!

Quando pensamos no oriente já vem a nossa cabeça uma imagem muito particular, com uma cultura única e icônica referente aos costumes, comida, trajes, lazer e, claro, esportes. China, Japão e Coréia são muito referenciados quando o assunto é artes marciais, pois foram esses países que deram origem a grande maioria dessas lutas. Conheça aqui um pouco da história do taekwondo, arte marcial coreana.

O taekwondo é uma luta marcial que objetiva muito além de ensinar técnicas e movimentos precisos aos alunos, é um esporte que possui conceitos, filosofias e ensinamentos de vida.

História do Taekwondo

A história exata sobre a origem do taekwondo não é conhecida, pois existem versões diferentes referentes às influências dessa arte marcial.

O que há consentimento geral é a respeito do período e do momento político que estava passando seu país de origem, a Coréia do Sul, se encontrando em plena Ocupação Japonesa da Coreia, entre os anos 1910 e 1045.

Foi nessa época que o taekwondo começou a ganhar se devido destaque e seu auge, sendo até mesmo exigido para ingressar nas atividades militares do país.

Os lutadores mais habilidosos eram enviados a outros países, como China e Japão, e acabaram tendo certa influência das artes japonesas.

Quando retornaram deram início ao Kwans, as escolas de artes marciais da Coreia.

No Brasil o taekwondo chegou apenas na década de 70 através do mestre Sang Min Cho, que veio em uma missão oficial da World Taekwondo Federation (Federação Mundial de Taekwondo).

Taekwondo nas Olimpíadas

O Taekwondo entrou nas Olimpíadas na edição que ocorreu em Sydney – Austrália – só no ano de 2000. Em duas edições a luta marcial apareceu apenas como esporte demonstrativo, ou seja, não possuía premiações em medalhes e não somava pontos aos países.

A partir dessa época o taekwondo ficou ainda mais famoso, pois as olimpíadas possuem um caráter mundial e muito popular. A procura começou a aumentar e, hoje, mais pessoas estão praticando o taekwondo.

Faixas do taekwondo e seus significados

A complexidade de técnicas do taekwondo é dividida em faixas coloridas que são amarradas na veste, assim como um sinto, as chamadas gubs. Cada Gub representa um nível de técnica e cada faixa possui um significado de acordo com a tradição.

Confira as faixas adquiridas na ordem crescente de técnicas:

  • Gub – Branca – a primeira faixa tem o significado da pureza e inocência do aluno perante os conhecimentos sobre o Taekwondo, ele é como se fosse uma folha em branco prestes a ser preenchida.
  • 2 º Gub – Marfim
  • Gub – Amarela – Faz referência à Terra, relacionado com as plantas que começam a brotar, ou seja, o aluno começa a ganhar vida dentro do taekwondo.
  • Gub – Dourada
  • Gub – Verde – traduz a fase de crescimento da planta, mostrando que o aluno está se desenvolvendo as técnicas da arte marcial.
  • Gub – Azul – O azul se refere ao Céu, fazendo uma analogia com o seu e o crescimento vertical das plantas até “atingi-lo”.
  • Gub – Laranja
  • Gub – Roxa
  • Gub – Vermelha – O vermelho significa perigo, onde o aluno deve ficar atento às suas técnicas e adversários.
  • 10º Gub – Preta – é a última faixa, traduz maturidade, conhecimento e habilidade plena no Taekwondo.

A história do taekwondo é apenas um detalhe, há muitos outros ensinamentos que essa arte tem para mostrar, não apenas em quesitos técnicos, mas também grandes filosofias de vida.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *