Home / Lutas / Qual o melhor: boxe ou academia?

Qual o melhor: boxe ou academia?

Qual o melhor: boxe ou academia? As pessoas que frequentam a academia como uma rotina de exercícios diários, às vezes podem se sentirem um tanto quanto desmotivadas com as repetições.

Devido a isto, muitas pessoas optam por alternar ao praticar esporte, dando espaço aos outros tipos de modalidades.

Uns investem na natação, outros em vôlei, yoga, pilates, corrida, entre outros, opções não faltam. Mas um desses esportes vem ganhando cada vez mais espaço, o boxe.

Qual o melhor: boxe ou academia?

Qual o melhor: boxe ou academia? Praticar exercícios, seja qual for, só tem benefícios, porém, alguns são mais funcionais que os outros ou um complementa o outro, potencializando um resultado.

Por isso, é de extrema importância saber os valores benéficos de ambos.

Os benefícios do boxe

O boxe não consiste em apenas dar socos, muito menos levar. O boxe é um ótimo exercício para quem quer queimar gordura e aumentar a força muscular.

Se você deseja variar o seu treino fazendo outra atividade física que ajude na busca por sus objetivos, o box sem dúvidas pode seu uma baita opção, confira outros aspectos positivos:

  • Saúde cardiovascular

Fazer cardio não implica somente em fazer exercícios em esteiras ou bicicletas, tudo isso pode parecer monótono as vezes. Praticar boxe é um bom exercício de cardio para começar a substituir a esteira;

  • Força e resistência

Praticar boxe exige uma demanda enorme de força, pois você fica o tempo todo pulando e distribuindo socos que geralmente pesam em torno de 45Kg.

O boxe, é um ótimo exercício para a resistência dos braços, especialmente para os músculos dos ombros. É um esporte que trabalha a parte superior do corpo, fortalecendo também, o abdômen.

  • Melhor coordenação motora

A pessoa de boa coordenação motora tende a ter reflexos mais rápidos. Quando a coordenação e o equilíbrio do seu corpo começam a se comprometer, tende a aumentar o risco de quedas e lesões.

O box te ajuda a aprimorar a coordenação, pois te induz a reagir e desviar do alvo enquanto ele se move mudando de posição;

  • Diminui o estresse

Durante o treino, você faz ataques de alta intensidade, o que acaba aumentando a endorfina e proporcionando uma sensação de bem-estar e prazer;

  • Melhoria da composição corporal

É uma ótima alternativa para quem quer perder peso de forma rápida. Ele é um esporte para melhorar a sua composição corporal, pois combina de forma perfeita, o treinamento da força muscular e cardio, ou seja, define os músculos.

E agora em? Qual o melhor: boxe ou academia? Agora que você já viu um pouco sobre os benefícios do boxe, será que vale a pena continuar ou optar pela academia?

Os benefícios da academia

A academia, talvez seja uma das práticas de exercícios mais comuns entre os brasileiros, confira os seus benefícios:

  • Fortalece os ossos

O levantamento de pesos não trabalha somente a estrutura dos músculos. Na verdade, a musculação também ajuda no fortalecimento dos ossos.

Isso é devido ao fato de que, ao fazer uma série, os músculos “puxam” os ossos da parte que está sendo trabalhada, estes, correspondem criando novas células. Com isso, os ossos tendem a ficar densos e consequentemente, mais fortes.

Ao praticar musculação, a musculatura fica mais forte e tonificada, acaba servindo como uma espécie de revestimento para os ossos, e as chances de fraturas diminuem de forma considerável;

  • Melhora a flexibilidade

A musculação também auxilia na melhoria da flexibilidade. Uma série completa, que alcança toda a amplitude de um movimento, por exemplo, pode ser tão eficiente quanto os alongamentos estáticos.

Mas o alongamento antes de iniciar o treino ainda é indispensável!

  • Acelera o metabolismo

A medida que o aumento do metabolismo acontece, devido a pratica de atividades físicas, ocorre também, a perda de peso.

  • Alivia o estresse

Na prática de exercícios físicos, alguns hormônios ligados ao prazer, como a serotonina, são liberados, fazendo com que o praticante sinta uma sensação de bem-estar.

Acontece também, a redução dos níveis de cortisol no corpo, hormônio responsável pela ansiedade, estresse e desgaste.

  • Melhora a saúde cardiovascular

Os exercícios mais intensos, como uma corrida na esteira ou aula da spinning, deixam o coração mais ativo, controlando a pressão sanguínea e combatendo até o temido colesterol.

A musculação também ajuda nesse sentido.

Ainda não me decidi…

E nem precisa! Muito menos ficar nessa de qual o melhor: boxe ou academia?

Como você viu, ambos trazem benefícios incríveis para o corpo de uma maneira geral, alguns são os mesmos! A diferença é que no boxe você tem a oportunidade de aprender um estilo de luta, e isto é muito bacana. Aproveite!

Qual o melhor: boxe ou academia? Bom, agora você já sabe a importância de cada um. Gostou do artigo? Comente o que achou e compartilhe.

 

Sobre rafael

Veja Também

Descubra tudo sobre taekwondo paraolímpico!

Você quer saber tudo sobre taekwondo paraolímpico? Essa arte marcial é coreana e milenar. Sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *