Home / Ferramentas de qualidade / O que saber sobre torneamento

O que saber sobre torneamento

O torneamento é parte importante do processo de fabricação de peças em metal que são utilizadas nas mais variadas finalidades para diversas indústrias como a petroquímica, petrolífera, automotiva etc.

Esse procedimento especificamente refere-se ao uso do torno, e o movimento consiste em uma onda de força que impulsiona a peça para frente ao mesmo tempo em que gira e tem as suas extremidades é limada.

Por isso mesmo o torno gera objetos redondos ou cilíndricos, pois o torneamento acontece ao redor da peça enquanto esse processo acontece. O movimento rotacional pode ser regulado conforme se deseja, e por isso gera modelos com diâmetros diferentes.

Entender o funcionamento do torneamento é fundamental para que você compreenda qual é a participação desse procedimento que é considerado um dos mais importantes dentro da usinagem.

Saiba tudo sobre torneamento

Quando o torneamento é realizado, a forma final pode resultar em um objeto cônico ou cilíndrico. Essas peças são feitas a partir de um projeto muito preciso, que determina quais são as dimensões, ângulos, profundidade e quantidade de furos que a peça deverá receber.

Tudo isso precisa ser devidamente avaliado para que ao final o objeto criado a partir do torneamento se encaixe perfeitamente em sua finalidade. Pense bem: se você compra alguma peça para o seu carro, confia cegamente que ela vai funcionar conforme as instruções, certo?

Essa segurança foi construída com o passar dos anos justamente porque o torno se tornou uma das máquinas-ferramentas mais precisas e confiáveis da história, e por isso é essencial para a usinagem.

Entenda o que é e como funciona o torno mecânico

Para que tudo isso aconteça, é necessário que a empresa fabricante disponha de um torno. É uma máquina complexa e capaz de realizar diferentes tarefas.

Alguns estudos apontam que até mesmo as civilizações mais antigas já utilizavam o que seriam tornos da época. Claro que o funcionamento e a precisão eram menores, mas isso mostra que essa peça sempre foi fundamental para a humanidade.

Podemos dizer que o torno “inventou” a roda, pois é ele mesmo que é responsável por fabricar rodas, partes de bombas de água, cadeiras, mesas, e muitos utensílios domésticos.

Mas a grande aplicação acontece mesmo na produção de peças para processos bem complexos, como aquelas utilizadas em estações de extração de petróleo, ou ainda em fabricações de eletrodomésticos, peças para indústria científica, farmacêutica, etc.

O torno hoje é utilizado para peças mais duras, cujo manuseio, corte e molde são mais difíceis de fazer. É possível usá-lo para outros tipos de materiais como plástico.

Mas como se trata de um equipamento de altíssimo custo, poucas empresas utilizam as suas funções para limar objetos que podem ser moldados em outras máquinas.

Quem pode operar o torno e realizar o torneamento?

Para operar esse maquinário de alta complexidade, é necessário que profissionais devidamente habilitados estejam à disposição. O torno exige um grande conhecimento em usinagem.

Na Braniva Indústria Mecânica você encontra os melhores serviços feitos por uma equipe preparada e apta a operar tais equipamentos. Por isso mesmo pode confiar na qualidade daquilo que lhe será entregue ao final.

Lá você encontrará o torneamento realizado pelo torno CNC (ou torno por Comando Numérico Computadorizado), que realiza um procedimento extremamente rápido e preciso.

Com isso as peças são produzidas numa alta velocidade, o que otimiza o trabalho e garante que os seus prazos serão cumpridos conforme combinado.

O processo de torneamento realizado pela Braniva reduz a possibilidade de erros e falhas a um percentual minúsculo, já que a peça segue numeração computadorizada. Descubra outras informações a respeito de usinagem em “Onde aplicar o fresamento?”.

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *