Home / Lutas / Diferenças entre o jiu jitsu brasileiro vs japonês

Diferenças entre o jiu jitsu brasileiro vs japonês

Por acaso você sabe diferenciar todos os aspectos  presentes entre o jiu jitsu brasileiro vs japonês? Essa é  uma questão que acaba sendo bastante recorrente por quem começa a se inteirar nesse universo, sabia?

É importante salientar que o jitsu brasileiro tem conquistado um amplo espaço nos últimos anos, ganhando a cada dia que passa mais e mais adeptos, sendo que suas técnicas são constantemente aclamadas!

A maior diferença quando se trata de entender melhor o jitsu brasileiro vs japonês consiste no uso das técnicas traumáticas, como no caso dos chutes, socos, cotoveladas e até mesmo joelhadas.

Há também uma diferenciação a cerca das quedas, chaves e projeções, bem como  o fato de se prever o uso de armas como, por exemplo, os bastões, espadas, facas e muitos outros itens.

O jitsu japonês é considerado o mais antigo, sendo que possui uma parte considerável realizada no chão, bem como golpes mais traumáticos, ou seja, era aclamado como sendo uma arte marcial mais completa.

Isso tanto é verdade, que o judô é uma vertente inspirada nele! Isso porque a ideia central era elaborar uma arte que não envolvesse golpes que fossem de fato mortais ou essencialmente traumáticos!

Mas, para poder se inteirar ainda mais nesse assunto, é importante conhecer algumas informações básicas e essenciais! Diante disso, continue lendo o conteúdo desse artigo agora mesmo e entenda melhor a diferença entre o jiu jitsu brasileiro vs japonês!

Jitsu brasileiro vs japonês – aprofunde-se nesse assunto e descubra como essa arte marcial poderá lhe cativar!

Primeiramente é importante entender uma breve história dessa arte marcial! Jiu jitsu quer dizer “arte suave” e diferente do que se afirmou durante ano e mais anos seu nascimento não se deu na Índia!

Existe uma possibilidade de que monges budistas tenham sido os primeiros a inspirar essa arte marcial conhecida por muitos nos dias atuais!

O jiu jitsu tradicional e jiu jitsu brasileiro vs japonês consiste em uma arte marcial que visa o uso de alavancas, pressões e também projeções para que o oponente consiga derrubar, dominar e submeter seu adversário, tudo isso por meio do uso de golpes traumáticos.

Durante o período dos samurais japoneses o uso desse combate mais tradicional sempre acabava em muitos casos acarretando a morte de um dos competidores, mas posteriormente as competições passaram a ter um cunho mais esportivo.

Posteriormente as técnicas aplicadas passaram a ser mais semelhantes às que eram usadas no judô, ou seja, tornaram-se menos mortais e ainda mais técnicas.

E no Brasil? Como essa modalidade foi adaptada afinal?

Já por aqui os maiores responsáveis em consolidar essa arte foram os irmãos Gracie! Eles privilegiaram a luta feita em solo  que foi ensinada pelo renomado Mitsuyo Maeda.

Os irmãos se dedicaram a manter vivas muitas das técnicas que haviam caído em desuso ou que até então havia se tornado desconhecidas pelos então praticantes do já consolidado judô moderno!

Diante disso, tornou-se evidente um enorme impulso de aperfeiçoamento e até mesmo desenvolvimento da luta realizada no chão, que posteriormente acabou sendo chamada de Jiu Jitsu (muito semelhante ao Kosen Judo que ainda é praticado no Japão).

Além disso, eles adotaram métodos considerados mais alternativos, buscando realizar a criação de novas regras e também pontuação, que ajudaram a dar maior ênfase à uma modalidade mais esportiva – o chamado Gracie Jiu Jitsu!

Agora que você já tem mais  noção sobre o jiu jitsu brasileiro vs japonês, que tal começar a se aventurar nessa modalidade de luta e descobrir toda a sua arte e diferenciais?

Sobre rafael

Veja Também

Qual o melhor: boxe ou academia?

Qual o melhor: boxe ou academia? As pessoas que frequentam a academia como uma rotina …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *