Home / Fitness / Plano de aula de hidroginástica com caneleira!

Plano de aula de hidroginástica com caneleira!

Para tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas, muitos professores apostam em aula de hidroginástica com caneleira! Usar esses acessórios na piscina pode realmente potencializar muito os resultados!

A hidroginástica é um tipo de exercícios indicado para todas as idades e também para os diferentes biótipos. Mesmo pessoas com sobrepeso ou problemas articulares podem fazer as aulas, pois elas não causam grande impacto nos membros.

A aula de hidroginástica com caneleira tem se tornado muito comum e frequente no Brasil, pois o uso desse artefato faz com que o corpo fique ainda mais treinado e resistente. Entenda melhor como isso funciona.

Aula de hidroginástica com caneleira: quais são as vantagens?

Como dissemos antes, a aula de hidroginástica com caneleira é muito indicada e praticada no Brasil. E embora a hidroginástica seja uma atividade indicada para qualquer pessoa, em qualquer idade, no caso desse acessório existem limitações.

A aula de hidroginástica com caneleira deverá ser evitada por pessoas que tenham qualquer tipo de problema crônico nas articulações, pois a tendência é que a caneleira aumente a potência dos exercícios.

  • Como é a caneleira?

A ideia de usar a caneleira nas aulas de hidroginástica é a mesma aplicada às aulas no seco: atribuir mais “peso” ao exercício. No caso de uma atividade praticada na água, as caneleiras são de EVA.

Esse material é altamente flutuante, então ele exige que o aluno aplique certa força para manter os pés fixos no fundo da piscina. Mas não se preocupe, pois não é nada pesado demais, ou que poderá levar a um afogamento.

Quem pode fazer esse tipo de exercício físico?

Qualquer pessoa que tenha interesse em se exercitar de maneira divertida e leve, mas sem perder em resultados, pode praticar a aula de hidroginástica com caneleira. Inclusive é uma aula comumente indicada para idosos.

Voltamos a alertar que pessoas com problemas articulares crônicos deverão antes buscar uma orientação médica a respeito da prática de qualquer exercício, inclusive esse. Veja agora um plano de exercícios muito utilizado na aula de hidroginástica com caneleira:

  • Série 1:

Pode-se começar com um exercício leve, chutando baixinho alternando as pernas (ambas com a caneleira). Repita isso por 40 segundos, e em seguida aumente a altura do chute, chegando um pouco mais acima. Ao final, deve-se chutar o mais rápido e o mais alto que conseguir, sempre respeitando o tempo de 40 segundos.

  • Série 2:

Dentro da piscina, com as caneleiras em uso, arraste os pés no fundo da piscina, realizando os exercícios de adução e abdução. Comece com os movimentos pequenos, em seguida médios e por fim aumente bastante, de forma que fiquem bem amplos. Faça cada série por 40 segundos e mude.

Essas são apenas sugestões de exercícios para aula de hidroginástica com caneleira. Cada instrutor costuma montar os seus planos de aula, e conduzir o treino de uma forma diferente.

Onde fazer aula de hidroginástica com caneleira?

Agora que você já conhece a aula de hidroginástica com caneleira, deve estar se perguntando: onde encontro essa atividade? E a verdade é que essa é uma prática cada vez mais comum no Brasil!

No entanto, é importante que você procure sempre por escolas que sejam de alta qualidade, e que possam lhe oferecer o suporte e a estrutura que você precisa, como é o caso da Pratique Fitness.

A Pratique Fitness conta com uma equipe altamente qualificada para lhe acompanhar durante a aula de hidroginástica com caneleira!

Desfrute de todos os benefícios da aula de hidroginástica com caneleira, e conquiste um corpo mais tonificado, bonito, controle o seu peso e tenha mais resistência respiratória.

Sobre rafael

Veja Também

Natação masculina

A natação masculina influência de grande forma na saúde dos homens que praticam esse esporte, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *