Home / Fitness / Ginastica Para Terceira Idade

Ginastica Para Terceira Idade

As melhores ginastica para terceira idade, e como as caminhadas, natação ou exercícios de alongamento, têm muitos benefícios, como por exemplo aliviar as dores da artrite, fortalecer os músculos e as articulações.

Além disso, evita o aparecimento de lesões e de doenças crônicas como diabetes e pressão alta. O ideal é fazer os exercícios 3 vezes na semana, sob orientação do médico.

Para saber as melhores ginastica para terceira idade continue lendo este artigo.

Ginastica Para Terceira Idade

Quais as melhores ginastica para terceira idade?

Confira os melhores exercício para idosos:

  • Caminhada

A caminhada é um excelente exercício, pois promovem o convívio social, fortalecem os músculos e as articulações e melhoram o ritmo cardíaco.

Dessa forma, durante a caminhada, é importante manter as costas e os ombros eretos e usar uns tênis confortáveis, com amortecimento, para evitar qualquer lesão.

O ideal é fazer caminhada por cerca de 30 a 60 minutos, cerca de três vezes na semana, deve começar por trajetos curtos e ir aumentando a distância.

  • Natação

A natação é uma das melhores ginastica para terceira idade, uma vez que ajuda a alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, sem que ocorram lesões ou sem que se provoque um grande impacto nas articulações.

Além disso, a natação ajuda a aliviar as dores causadas pela artrite, evitar a perda óssea e diminuir o risco de doenças como por exemplo diabetes ou hipertensão.

  • Andar de bicicleta

Andar de bicicleta também é uma boa opção de exercício para idosos porque ajuda a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e quadril, e ajuda também a fortalecer os músculos das pernas e abdômen.

Além disso, andar de bicicleta ajuda a baixar a pressão arterial e a aliviar as dores provocadas pela artrite.

  • Alongamentos

Os alongamentos, além de melhorarem a flexibilidade e a circulação sanguínea, melhoram também a amplitude dos movimentos, melhora na realização dos afazeres do dia a dia, como por exemplo arrumar a casa ou cozinhar.

Além disso, os exercícios de alongamento ajudam a diminuir a rigidez das articulações e dos músculos e a evitar o aparecimento de lesões.

  • Hidroginástica

Um outro exemplo de uma boa ginastica para terceira idade é a hidroginástica, pois todos os músculos do corpo são exercitados e a água favorece o relaxamento das articulações.

Além disso, ajuda aliviar as dores e desenvolvendo a força e resistência do corpo. A hidroginástica melhora também o ritmo cardíaco e a saúde dos pulmões.

  • Yoga

O yoga é um exercício de força aliado com exercício de equilíbrio, ajudando a melhorar a postura, a estabilidade e flexibilidade do corpo, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações.

  • Pilates

O pilates é um ótimo exercício, pois ajuda a estimular a circulação sanguínea e aumenta a flexibilidade e a força, favorecendo a coordenação dos movimentos, ajuda a melhorar a postura e a aliviar o estresse.

Deve ficar atento, se caso o idoso começar a sentir uma dor intensa, deve consultar o médico para fazer exames, identificar o diagnóstico e realizar o tratamento, se necessário para continuar com os exercícios.

Ginastica Para Terceira Idade

Fatores a serem trabalhados na ginastica

  • Reeducação postural;

  • Força muscular;

  • Mobilidade articular;

  • Equilíbrio;

  • Coordenação;

  • Capacidade aeróbia;

  • Respiração;

  • Relaxamento.

Importância da ginástica para terceira idade

A ginastica para terceira idade é muito importante, pois ajuda a redução de incidências de doenças cardiovasculares, AVC e doenças respiratórias, além de estimular os sistemas do corpo e trabalhar com o sistema imunológico

Além do que, a ginástica para terceira idade também pode ser um importante ator no combate à perda de massa óssea. A atividade física é capaz de melhorar a densidade óssea e fortalecer os músculos.

Sobre rafael

Veja Também

Musculação ou zumba para emagrecer – Qual o melhor?

Vamos começar dizendo que ir à academia regularmente ou zumbar regularmente são bons hábitos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *