Home / Lutas / Descubra tudo sobre taekwondo paraolímpico!

Descubra tudo sobre taekwondo paraolímpico!

Você quer saber tudo sobre taekwondo paraolímpico? Essa arte marcial é coreana e milenar. Sua tradição é recheada de filosofia, e conta com 5 princípios para fortalecimento espiritual, respeito, humildade e auto superação.

Nos próximos anos, o taekwondo fará parte das paraolimpíadas, e ganhará mais destaque com atletas no Brasil. Saber um pouco mais sobre esses atletas e a história do esporte nesse ramo pode te incentivar a praticar lutas marciais!

Por isso, neste artigo nós vamos te ajudar e mostrar mais informações sobre o esporte. Você vai ficar sabendo tudo sobre taekwondo paraolímpico! Por isso, não deixe de acompanhar e boa leitura!

A importância de saber tudo sobre taekwondo paraolímpico

Saber tudo sobre taekwondo paraolímpico não é exatamente a questão. É apenas necessário dar um pouco mais de importância e visibilidade para essa modalidade.

Principalmente quando se trata de atletas brasileiros, que conseguiram ótimas colocações nesse meio. Além disso, é muito interessante acompanhar a jornada dos atletas e ver como os princípios do taekwondo transformaram suas vidas.

Um exemplo é a lutadora Débora Menezes. Débora já venceu quatro lutas, sendo três delas disputadas contra atletas do Top 5 mundial. Sua meta agora é vencer a edição de Tóquio-2020 do programa paralímpico.

Débora não foi e nem será a única. Cada vez mais os atletas do chamado para-taekwondo estão ganhando visibilidade e disputando posições mais altas. E é por isso que buscar saber tudo sobre taekwondo paraolímpico é tão importante.

Com isso, você apoia a comunidade, os atletas e também o esporte. Uma arte marcial com uma filosofia tão profunda e humilde deve ser elevada! A seguir, vamos contar um pouco mais sobre o para-taekwondo para você.

O que é o taekwondo paraolímpico e quando surgiu?

Para continuar descobrindo tudo sobre taekwondo paraolímpico, você precisa saber de mais detalhes. O taekwondo foi inserido nos Jogos Olímpicos desde 2000, na edição de Sydney. Ele já havia feito uma aparição em Seul-1988, apenas como esporte de exibição.

No entanto, o para-taekwondo, a adaptação da modalidade para pessoas com deficiência física-motora, só ganhou visibilidade em 2015. A sua estreia nos Jogos Olímpicos, de fato, será apenas em 2020, na edição de Tóquio.

Por isso, pouco se houve falar sobre o taekwondo paraolímpico, e não existem muitos dados ainda sobre a modalidade. O que se sabe são apenas previsões.

De qualquer forma, ele poderá ser disputado por atletas com deficiência física-motora, visual ou intelectual. Nessa primeira edição, no entanto, apenas os atletas lesionados de membros superiores estarão lutando.

Sendo assim, os atletas serão divididos por classe e peso. Por fim, a gestão nacional do taekwondo é a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd).

A importância da inclusão para os atletas

O para-taekwondo é muito importante para os atletas de diversas maneiras. Como já explicamos, esse é um esporte em que prevalece a humildade, disciplina, autoconfiança, superação e força de espírito.

Nas aulas, os participantes prezam pelo bem-estar uns dos outros. Eles se respeitam, e cuidam inclusive da saúde mental. Imagine como é difícil para uma pessoa com qualquer tipo de deficiência se sentir incluída.

O esporte, geralmente, é o que mais acolhe essas pessoas. E, no caso do taekwondo, pode ter uma força enorme sobre a forma como esses atletas se veem.

No caso da Débora Menezes, atleta citada anteriormente, o taekwondo a ajudou a superar o preconceito dos outros e também de si mesma. A luta mudou a forma como ela se enxergava. E é isso que devemos proporcionar para todas as pessoas!

Conclusão

Portanto, saber tudo sobre taekwondo paraolímpico é uma forma de aumentar a inclusão. Dar visibilidade para essa modalidade é imprescindível. E que venham os Jogos!

 

Sobre rafael

Veja Também

Jiu Jitsu dicas – Confira 5 dicas sobre o esporte!

As jiu jitsu dicas são fundamentais para aqueles que se interessam por essa modalidade, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *